Advogado que tornou Bolsonaro inelegível defende Lupi em CPI do INSS
Agra ganhou notoriedade no ano passado após realizar a sustentação oral que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a condenar Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral brasileiro, feitos em reunião com embaixadores, em julho de 2022
O advogado Walber Agra, conhecido por ter atuado no processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2023, acompanhou nesta segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi durante depoimento na CPMI do INSS, no Senado.
Agra ganhou notoriedade no ano passado após realizar a sustentação oral que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a condenar Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral brasileiro, feitos em reunião com embaixadores, em julho de 2022.
A decisão do TSE tornou o ex-presidente inelegível até 2030.
Agora, o advogado atua na defesa de Lupi, que foi convocado como testemunha na comissão parlamentar mista de inquérito que apura um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, revelado pelo portal Metrópoles.
Lupi ocupou o cargo de ministro do Trabalho e Previdência Social entre janeiro de 2023 e maio de 2025, no início do governo Lula. Sua saída ocorreu após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga fraudes no sistema de consignados.
Durante a sessão, o advogado acompanhou de perto a oitiva e reforçou a estratégia de defesa do ex-ministro, que busca afastar sua responsabilidade no caso, alegando que as irregularidades investigadas não foram autorizadas por sua gestão direta.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/judiciario/advogado-que-tornou-bolsonaro-inelegivel-defende-lupi-em-cpi-do-inss/626806
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.