Governo autoriza compra de 50 mil toneladas de milho para repasse a pequenos criadores
Volume poderá ser utilizado no Programa de Venda em Balcão durante o ano de 2026
O governo federal autorizou, nesta quarta-feira (7/1), a compra de até 50 mil toneladas de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para uso no Programa de Venda em Balcão (ProVB) durante 2026.
Portaria publicada pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário também autoriza o uso de até R$ 80 milhões ao longo do ano para equalização de preços na venda desse milho aos pequenos criadores de animais, atendidos pelo ProVB.
A Conab informou que, com a autorização, está liberada a retomada da venda de milho no Distrito Federal e nos 20 Estados que já executam o programa: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.
Atualmente, a Conab tem 108,9 mil toneladas de milho em estoque, que podem ser comercializadas por meio do ProVB. A portaria também autoriza a compra de mais 50 mil toneladas até o fim do ano, a granel ou ensacadas, caso não haja estoque público suficiente ou se o custo do cereal a ser adquirido por leilão, já incluído os valores com logística, for menor que o do cereal já comprado e armazenado anteriormente.
Os pregões de compra só estão permitidos nos Estados em que o preço de mercado do grão esteja acima do preço mínimo vigente.
As operações para a aquisição de milho só poderão ocorrer se houver disponibilidade orçamentária e financeira. O objetivo do ProVB é garantir o acesso de pequenos criadores rurais aos estoques públicos de produtos agrícolas, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com o mercado atacadista local.
Fonte. https://globorural.globo.com/agricultura/milho/noticia/2026/01/governo-autoriza-compra-de-50-mil-toneladas-de-milho-para-repasse-a-pequenos-criadores.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.