Brasil atinge novo recorde de exportação de algodão
Desempenho foi impulsionado pela ampla oferta de pluma após a maior colheita da história
O Brasil consolidou seu papel de destaque no comércio mundial de algodão em 2025. Apenas em dezembro, as exportações da pluma alcançaram 452,5 mil toneladas, um recorde para o mês. No fechamento de 2025, o volume também foi inédito, com 3 milhões de toneladas, superando as 2,8 milhões vendidas no ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC
Raphael Bulascoschi, analista de inteligência de mercado da StoneX, disse, em nota, que o desempenho foi impulsionado pela ampla oferta de pluma após uma colheita recorde em 2025. “Estimamos uma produção de 4,15 milhões de toneladas no ano passado. Essa disponibilidade, aliada a condições logísticas favoráveis, garantiu um ritmo acelerado de embarques no fim do ano”, afirmou.
A China foi o principal destino das vendas, seguida por Bangladesh e Paquistão, países com indústrias têxteis de grande relevância mundial.
De acordo com o analista, para 2026, a expectativa é de uma produção levemente menor. “Os preços internacionais estão bastante baixos, o que tem desestimulado a produção em diversas regiões”, observou o analista. “Ainda assim, caso a safra apresente produtividade dentro da normalidade, o Brasil deve continuar ocupando a posição de principal fornecedor global”, acrescentou.
Segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), na safra 2025/26, o Brasil deverá embarcar 3,16 milhões de toneladas de algodão.
Desde 2024, o Brasil desbancou os Estados Unidos na liderança do ranking de maior exportador mundial de algodão. Os americanos ocupavam a primeira posição desde a safra 1993/94.
Fonte. https://globorural.globo.com/agricultura/algodao/noticia/2026/01/brasil-atinge-novo-recorde-de-exportacao-de-algodao.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.