Em MS, 1 milhão de hectares de soja estão sem cadastro em agência de defesa sanitária
Prazo para registro das lavouras se encerra em 10 de janeiro
Em três dias se encerra o prazo para que os produtores de soja de Mato Grosso do Sul efetuem o cadastro obrigatório das lavouras na safra 2025/26. Apesar disso, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro-MS) alerta que 2,7 milhões de hectares estão registrados no sistema, número bem abaixo da expectativa de aproximadamente 4,5 milhões de hectares projetados para a safra no Estado.
De acordo com a agência, o volume elevado de registros pendentes preocupa. Nos cálculos do Iagro, mais de 4 mil fichas de cadastro ainda não foram finalizadas, o que representa quase 1 milhão de hectares sem registro. Historicamente, Mato Grosso do Sul reúne cerca de 17 mil propriedades produtoras de soja e uma média de 3,5 milhões de hectares cadastrados por safra.
Neste ciclo, os maiores volumes de área cultivada seguem concentrados em municípios como Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados e Rio Brilhante, mas o ritmo de cadastramento segue abaixo do esperado, às vésperas do prazo final.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, reforça que o prazo se encerra no dia 10 de janeiro e não haverá prorrogação. “Hoje nós estamos em torno de 2,7 milhões de hectares cadastrados, sendo que a nossa expectativa, segundo estimativa da Aprosoja, com base no SIGA, é de chegar a 4,5 milhões. Ajude a Iagro a trabalhar na defesa. Evite que nós tenhamos que notificar o produtor que não fizer o cadastro. O prazo não será prorrogado. Pedimos o auxílio de todos para que isso seja feito o mais breve possível, para evitar problemas futuros”, destacou, em nota.
Para o secretário de agricultura de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, o volume expressivo de áreas sem cadastro fragiliza o trabalho de defesa sanitária e expõe o Estado a riscos que podem ser evitados.
“O cadastro é uma ferramenta básica de proteção da própria lavoura e do setor como um todo. É fundamental que o produtor faça sua parte agora, para que não tenhamos prejuízos maiores lá na frente”, destacou.
Todas as informações sobre o cadastro de áreas produtoras de soja, bem como o link para o registro das lavouras, podem ser acessados no site do governo de Mato Grosso do Sul.
Fonte. https://globorural.globo.com/agricultura/soja/noticia/2026/01/em-ms-1-milhao-de-hectares-de-soja-estao-sem-cadastro.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.