O PILOTO E O EMPRESÁRIO
Por: João Batista de Camargo Junior. Publicitário, especialista em marketing. Gestor de marketing por diversas empresas com mais de 24 anos de mercado.
“Tripulação, autorização para decolar concedida”. Quando o comandante do avião pronuncia esta mensagem, todos a bordo imaginam que tudo está em ordem para que o voo seja tranqüilo e cumpra o seu objetivo. Para chegar nesse momento, o piloto obrigatoriamente elaborou o seu plano de voo, que irá garantir o deslocamento do ponto A até o ponto B mediante as condições previstas na rota.
Mas, o que isso tem a ver com empresas?
Ao fazermos uma analogia do Plano de Voo elaborado pelos pilotos de avião com o Plano de Negócio de uma empresa, veremos que é grande a semelhança. Vamos lá:
A missão do piloto é relativamente simples, levar a aeronave cheia de passageiros ao destino final, porém, quando estamos lidando com a vida de muitas pessoas, esta simples missão, passa a ter uma enorme responsabilidade. E para que tudo ocorra da melhor forma possível, o piloto antes mesmo de dar a partida no avião, elabora um Plano de Voo, que significa um exercício de previsão das diversas situações que poderão ocorrer no trajeto. Para elaborar este plano, o piloto necessita de muitas informações como velocidade do vento, temperatura no solo e no ar, se há possibilidade de tempestades, condições mecânicas da aeronave, além da quantidade de combustível e muitos outros itens.
No Plano de Negócio a situação é bem semelhante, precisamos conduzir a empresa do ponto A, ou seja, situação atual, até o ponto B, onde desejamos o que ela se tornará. Devemos traçar as metas de forma justa e real, buscar alcança-las e perseguir com determinação o objetivo estipulado, nesse trajeto, deve-se estar atento as variáveis como funcionários, produtos, logística, fluxo de caixa, entre outras. Importante é que este movimento seja detalhado em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O exercício de previsibilidade neste caso deverá estudar o comportamento do consumidor, possibilidade de novos produtos e concorrentes, questões políticas e leis que poderão interferir no negócio e logicamente, as mudanças econômicas. Ao pensar em tudo isso, o empresário terá maior segurança na tomada de decisão, tendo em mente sempre o objetivo que espera alcançar com a empresa.
Assim como o piloto, o empresário tem a responsabilidade sob a vida profissional e financeira de muitas pessoas.
Em contrapartida, a falta de um planejamento para a empresa é um dos fatores que mais contribui para o encerramento das atividades. O motivo é simples, basta responder: você já entrou no avião sem saber para onde vai? Temos que concordar que isso é difícil de acontecer, mas exemplifica bem a necessidade de termos um objetivo definido a ser perseguido. O empresário precisa saber que acordar cedo e dormir tarde pelo trabalho deve ter um objetivo maior que simplesmente ganhar dinheiro, pois o dinheiro será sempre uma conseqüência de um serviço bem prestado ou de um excelente produto entregue ao consumidor.
Um bom planejamento deve compatibilizar as oportunidades de mercado com as habilidades internas da empresa para fazê-la alcançar os objetivos.
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