Trump diz que apoiará ação de Israel caso Hamas rejeite acordo de paz
Presidente dos EUA e premiê israelense aguardam resposta do grupo palestino
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres nesta terça-feira (30), que se o grupo radical Hamas rejeitar o plano dele para um cessar-fogo e acordo de paz na Faixa de Gaza, ele apoiará as ações de Israel.
“Eu os deixaria ir e fariam o que precisassem fazer”, declarou o presidente ao deixar a Casa Branca.
Segundo Trump, “cerca de 25 mil membros do Hamas” já foram mortos. “Então, certamente eles pagaram um alto preço pelo 7 de Outubro. E este é um grupo totalmente novo”.
“[...] Este é um grupo totalmente diferente, e sua liderança foi morta três vezes diferentes, então eles pagaram um alto preço. Esperamos que eles tenham uma vida boa e tranquila. Talvez não aconteça, mas se acontecer, será uma das maiores coisas que já aconteceram. Teremos paz de verdade no Oriente Médio”, continuou o presidente.
Entenda o plano dos EUA para Gaza
A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (29) os principais pontos do plano apresentado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra na Faixa de Gaza.
A proposta do governo americano prevê um governo internacional temporário, que seria chamado de “Conselho da Paz”, chefiado e presidido por Trump, com outros membros e chefes de Estado a serem anunciados, incluindo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair. O controle de Gaza seria posteriormente cedido à Autoridade Palestina.
O plano apresentado por Trump prevê um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns que continuam nas mãos do Hamas, vivos ou mortos. Em troca, Israel libertará presos palestinos e devolverá restos mortais de pessoas de Gaza.
O acordo sugere ainda que Gaza não será anexada por Israel e que o Hamas não terá participação no governo do território. Integrantes do grupo palestino que se renderem seriam anistiados.
A proposta também inclui a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a desmilitarização do território.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-diz-que-apoiara-acao-de-israel-caso-hamas-rejeite-acordo-de-paz/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.