Anvisa proíbe substâncias em produtos para unhas que podem causar câncer
Químicos estão presentes em esmaltes em gel e produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes
A Anvisa proibiu o uso de duas substâncias químicas utilizadas em produtos para unhas, higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (29) e visa proteger a saúde da população contra riscos de câncer e problemas reprodutivos.
As substâncias proibidas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA).
Essas substâncias químicas podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED. A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético.
A partir da publicação da norma, fica proibida a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT. As empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento dos produtos que estiverem em lojas e distribuidoras.
As empresas e estabelecimentos que vendem ou utilizam produtos a base destas substâncias têm até 90 dias para parar de vender ou comercializar os produtos. Passado esse prazo, todos os registros e notificações desses produtos serão cancelados pela Anvisa.
Substâncias podem causar câncer e infertilidade
A Anvisa baseou a decisão em estudos internacionais que confirmam o risco das substâncias. O DMPT é classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos e o TPO é classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.
Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/anvisa-proibe-substancias-em-produtos-para-unhas-que-podem-causar-cancer/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.