VÍDEO: BRT será mantido em Cuiabá; Rogério Gallo nega substituição por novo sistema
Secretário de Fazenda nega substituição do ônibus de trânsito rápido pelo Bonde Urbano Digital e diz que nova tecnologia será apenas estudada para aprimorar o sistema.
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que não haverá mudança de modal no sistema de transporte entre Cuiabá e Várzea Grande. Segundo ele, o governo manterá a implantação do BRT (ônibus de trânsito rápido), apesar das especulações sobre uma possível substituição pelo BUD (Bonde Urbano Digital).
A declaração foi dada na última quinta-feira (16), durante entrevista à Rádio CBN Cuiabá, após uma visita de Gallo e do vice-governador à capital do Paraná.
De acordo com o secretário, o BUD é uma tecnologia ainda em estudo, que pode ser incorporada futuramente como forma de aprimorar o BRT.
“Não há mudança de modal. O que buscamos são alternativas tecnológicas para o veículo que vai operar. Fizemos uma opção clara e agora vamos avaliar custos e oferecer o que for mais confortável e menos oneroso para o cidadão”, afirmou.
Sobre o antigo projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Gallo reforçou que o modelo é inviável para Cuiabá, devido ao alto custo de implantação e manutenção.
“Nossa cidade é espalhada, com grandes vazios urbanos. Para essa realidade, o sistema sobre pneus é o mais adequado”, disse.
Ele explicou ainda que o BUD, tecnologia de origem asiática, pode operar nas mesmas condições do BRT, utilizando pneus e ímãs magnéticos instalados na pista para orientar o veículo.
“Os sensores de marcação são ímãs colocados a cada um metro, que direcionam o BUD e permitem sua operação semelhante à do BRT”, concluiu.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/politica-mt/video-brt-sera-mantido-em-cuiaba-rogerio-gallo-nega-substituicao-por-novo-sistema/628733
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.