Policiais dentro da casa de Bolsonaro? PGR se manifesta e diz não à medida polêmica
Paulo Gonet defende que reforço da vigilância a Bolsonaro fique restrito ao entorno da residência, sem presença interna de policiais
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra a ideia de manter agentes da PF (Polícia Federal) dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília desde 4 de agosto.
Segundo Gonet, a vigilância deve ser reforçada, mas limitada ao lado de fora. Ele defendeu que as câmeras monitorem a área descoberta da residência, enquanto os policiais fiquem posicionados na rua e na entrada do condomínio. As informações são do UOL.
O que a PGR decidiu sobre os policiais dentro da casa de Bolsonaro
Na manifestação enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), o procurador-geral falou sobre a necessidade de equilíbrio entre o direito de Bolsonaro e a atuação da Justiça. Desde o início, a medida foi alvo de críticas da oposição e da própria família Bolsonaro.
Procurador geral da República, Gonet sugere uso de câmeras para reforçar segurança no entorno da casa – Foto: Agência Senado/Reprodução/ND
“Estando em causa a aplicação de cuidados interventivos sobre direitos a terem lugar em momento anterior ao desfecho do processo em curso, é inevitável que se haja de estabelecer um equilíbrio entre o status atual do Sr. Jair Bolsonaro e os interesses da Justiça Pública. Essa avaliação não induz a Procuradoria-Geral da República, neste momento, a propugnar por soluções mais gravosas do que a da custódia domiciliar”, Paulo Gonet, em manifestação ao STF sobre policiais dentro da casa de Bolsonaro.
Ele também sugeriu um monitoramento visual em tempo real, sem gravação, nas áreas externas da casa cercada por muros.
Monitoramento de Bolsonaro e a divergência com a Polícia Federal
A posição do procurador sobre os policiais dentro da casa de Bolsonaro contrasta com a da própria PF, que havia recomendado ao ministro Alexandre de Moraes que agentes permanecessem em tempo integral dentro da residência.
No entendimento da corporação, a tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente não seria suficiente para impedir uma eventual tentativa de fuga.
Fonte. https://ndmais.com.br/justica/pgr-se-manifesta-contraria-sobre-policiais-dentro-da-casa-de-bolsonaro/#google_vignette
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.