A deputada estadual Janaina Riva (MDB) utilizou as redes sociais para expressar indignação e cobrar ações efetivas contra a violência de gênero, após o assassinato de Maquiane de Brito Arruda, de 28 anos, em Novo Santo Antônio. O crime, cometido na frente da mãe e da filha da vítima, marca o 37º feminicídio registrado em Mato Grosso somente neste ano, o que mantém o estado na liderança desse tipo de crime no país.
Em um post emocionado, a deputada publicou um vídeo com a legenda: “Maquiane de Brito Arruda, 28 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-marido, na frente dos filhos, em Novo Santo Antônio. A 37ª mulher morta em Mato Grosso este ano”.
Na publicação, a parlamentar critica a falta de seriedade com que a violência contra a mulher é tratada e faz um apelo por união, independentemente de partidos. "É triste e revoltante. Enquanto mulheres são mortas, ainda vemos aqueles que têm o poder de agir para mudar essa realidade menosprezando a gravidade da violência contra a mulher", escreveu Janaina.
"Essa não é uma pauta de partidos. É uma causa de todos nós", ressaltou a deputada, destacando a necessidade de uma ação conjunta para combater o problema que assola o estado.
O crime
O assassinato de Maquiane chocou a pequena cidade. O crime ocorreu nessa quinta-feira (28), no bairro Vila Trindade. Segundo o relato da mãe da vítima à polícia, ela, a filha e a neta voltavam da igreja quando foram abordadas pelo ex-companheiro de Maquiane, Calil Moreira Nunes, de 28 anos.
Armado com uma faca de açougueiro, Calil empurrou a ex-sogra e foi atrás de Maquiane. Apesar dos gritos de alerta da mãe, o agressor alcançou a vítima na calçada, a derrubou e desferiu vários golpes. A filha do casal presenciou o crime. Maquiane morreu no local e o agressor fugiu, sendo procurado pela Polícia Civil.
A morte de Maquiane é mais um caso que contribui para os alarmantes números de feminicídio em Mato Grosso, que continua na dianteira de crimes de gênero no Brasil, reforçando a urgência de políticas públicas mais eficazes e de um debate sério sobre o tema.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/apos-mais-um-feminicidio-brutal-janaina-se-revolta-ja-sao-37-vitimas-em-mt-so-neste-ano/128049
Foto. Montagem: Única News
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.