Cuiabá pode trocar BRT por 'bonde digital chinês': Abilio estima gasto de R$ 400 milhões
Chefe do Executivo cuiabano retorna de missão internacional defendendo a substituição do atual projeto de trânsito rápido (BRT) por um sistema inovador sobre rodas (BUD), prometendo fim das 'quebradeiras' e mais eficiência na Capital.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), propõe a substituição do projeto do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) pelo Bonde Urbano Digital (BUD). A proposta, trazida após uma missão de 15 dias na China, coloca o modal alternativo, conhecido internacionalmente como ATR (Autonomous Rail Transit), como a solução mais vantajosa para o transporte de massa. (Veja a entrevista no final da matéria).
De volta a Cuiabá nessa segunda-feira (10), Brunini detalhou à imprensa na tarde desta terça as características que, em sua visão, tornam o BUD superior ao BRT e ao )antigo VLT, citando a economia e a agilidade na implementação. A previsão é um custo de R$ 400 milhões à capital.
"(...) o veículo, o sistema magnético, a sinalização dos veículos, a preparação do veículo de acordo com as nossas necessidades. O sistema vai com tudo, pontos de recarga e tudo mais. Então, assim, com todo o sistema implementado, eu acho que dá mais ou menos 400 milhões de reais para o nosso caso.”
Prefeitura de Cuiabá

Abilio durante viagem à China, quando conheceu o modelo de transporte.
Lembrando que nós vendemos o VLT por muito mais valor do que isso. Então, nós temos ainda esse recurso armazenado aí para poder fazer o investimento.
A facilidade de instalação seria o ponto chave para evitar mais transtornos no trânsito, que já sofre com as obras em curso. “A parte positiva é que não precisamos de mais ‘quebradeiras’ na Avenida CPA, na XV de Novembro ou na Fernando Corrêa. Ele permite que se finalize o que já foi iniciado e comece a rodar,” pontuou, ressaltando o alívio para a economia local e os comerciantes.
O convite ao Governo do Estado
A viabilidade do BUD depende, em última instância, do Governo do Estado, responsável pela execução do BRT. Brunini adiantou que, a convite dele, os representantes da empresa chinesa virão a Cuiabá para uma apresentação ao governador Mauro Mendes (União).
“Eles já estão em contato com o Governo, e eu acredito que teremos sucesso,” afirmou o prefeito.
O prefeito defende que a proposta é um "excelente custo-benefício", mesmo sem ter o dimensionamento exato dos valores calculados pelo Estado para o BRT. A grande economia está na dispensa das "quebradeiras" de vias.
Um ponto levantado pelo prefeito é a possibilidade de utilizar um recurso já disponível. "Lembrando que nós vendemos o VLT por muito mais valor do que isso. Então, nós temos ainda esse recurso armazenado aí para poder fazer o investimento."
Expansão da linha
Em relação ao trajeto, o prefeito mencionou que a linha do BRT prevista pelo Estado cobre cerca de 22 a 23 quilômetros em Cuiabá. O percurso original conectava o aeroporto, passando pelo eixos da Prainha, Morro da Luz e indo até o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC).
Eles (os chineses) já estão em contato com o Governo, e eu acredito que teremos sucesso
Com a proposta do BUD, Brunini sugere que o projeto original pode ser estendido de forma estratégica, devido à flexibilidade do sistema.
“Com essa proposta, a linha pode se estender. Ele não precisa terminar no 9º BEC. Ele poderia ir, por exemplo, até lá no Distrito Industrial. Eu acho que seria justo,” sugeriu.
Ele também destacou a possibilidade de criar uma rede mais eficiente por meio de estações de integração: “Você pode trazer uma linha exclusiva que vem do Distrito Industrial ao 9º BEC, e ali no 9º BEC tem uma estação de integração. E aí eu faço, no 9º BEC, até sentido Morro da Luz, e faço conexão.”
O prefeito concluiu que a capacidade de o BUD fazer transições e conexões com outros veículos, como na Avenida das Torres, representa uma série de vantagens para atender à grande demanda de passageiros.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/cuiaba-pode-trocar-brt-por-bonde-digital-chines-abilio-estima-gasto-de-r-400-milhoes/131013
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