Câmara instala Comissão Especial contra o ex-secretário William Leite para apurar denúncia de assédio
Presidente da Casa afirma que comissão garantirá respostas à população e acompanhamento rigoroso do caso
A Câmara Municipal de Cuiabá instalou, nesta terça-feira (10), uma Comissão Especial para apurar denúncia de assédio moral e sexual contra o ex-secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, William Leite de Campos. A medida foi aprovada durante sessão ordinária, por iniciativa da 2ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Dra. Mara (Podemos), e obteve 22 votos favoráveis. A comissão terá prazo de até 90 dias para concluir os trabalhos.
A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), destacou a legitimidade do grupo e afirmou que a Casa de Leis acompanhará o caso de forma rigorosa. Paula reforçou o compromisso com a investigação e repúdio a qualquer tipo de violência, seja contra mulheres ou qualquer cidadão.
“A vereadora Dra. Mara propôs a Comissão Especial, e nós vamos acompanhar de perto no que diz respeito à gestão municipal. Estaremos aqui para acolher esta mulher, dar uma resposta à suposta vítima e também à população, que espera esclarecimentos. Quero deixar claro que, quando a Mesa Diretora foi questionada na semana passada, não havia conhecimento formal do caso. Em nenhum momento fomos inertes. É legítimo o papel dos vereadores acompanhar, apurar e fiscalizar os fatos, e é isso que faremos”, afirmou Paula Calil.
A escolha dos demais membros da Comissão Especial será definida na próxima reunião do Colégio de Líderes, quando serão indicados os nomes que comporão o grupo. Após a definição, a Presidência da Câmara publicará a resolução oficial de instalação e composição da comissão.
Entenda o caso
O secretário municipal de Trabalho de Cuiabá, William Leite de Campos, pediu exoneração do cargo na útlima sexta-feira (6), alegando motivos pessoais e para preservar sua imagem e a de sua família.
Horas após a exoneração, a Polícia Civil recebeu um boletim de ocorrência registrado por uma ex-servidora de 31 anos, que denunciou suposto assédio sexual e atos de improbidade administrativa cometidos pelo ex-secretário. Segundo o documento, os episódios teriam ocorrido de forma recorrente ao longo de 2025, dentro do ambiente de trabalho.
A denunciante relatou que, após começar a atuar no gabinete de William Leite, sofreu aproximações físicas sem consentimento, convites insistentes para encontros e atitudes incompatíveis com o ambiente profissional. Ela também afirmou que o ex-secretário criou um ambiente de pressão e isolamento, orientando-a a evitar contato com outros colegas, e que episódios de agressividade verbal e acusações afetaram seu desempenho e bem-estar no trabalho, culminando em sua saída do cargo. O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Cuiabá, que dará continuidade às investigações.
Em contrapartida, o prefeito Abilio Brunini (PL) assinou no sábado (7) um ofício às secretarias municipais determinando o reforço dos canais de denúncia em casos de assédio moral e sexual contra servidores. Além disso, autorizou a abertura de auditoria sobre um contrato de comunicação realizado em 2025 com a empresa MT Press, que será avaliado pela Controladoria-Geral do Município quanto à legalidade, execução financeira e compatibilidade dos pagamentos com os serviços prestados, em prazo de 15 dias.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/camara-instala-comissao-especial-contra-o-ex-secretario-william-leite-para-apurar-denuncia-de-assedio/133972
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.