PF amplia alcance da Operação Zampieri e encontra novas minutas de ministros do STJ em investigação sobre venda de sentenças
Entre os nomes citados estão os ministros Marcos Buzzi, Antônio Carlos Ferreira, João Otávio de Noronha e Ricardo Villas Bôas Cueva, além do ex-ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em abril de 2023
A Polícia Federal encontrou novas evidências que ampliam o escopo do chamado “efeito Zampieri”, investigação sobre venda de sentenças e vazamento de informações no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com relatório obtido pelo Estadão, foram localizadas minutas de decisões ligadas a gabinetes de outros quatro ministros e de um ex-ministro no notebook do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá.
Entre os nomes citados estão os ministros Marcos Buzzi, Antônio Carlos Ferreira, João Otávio de Noronha e Ricardo Villas Bôas Cueva, além do ex-ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em abril de 2023. Os ministros negaram qualquer favorecimento ou conhecimento dos vazamentos.
Com essas descobertas, já são oito os gabinetes relacionados às investigações. Antes, haviam sido identificados documentos atribuídos a Isabel Galotti, Moura Ribeiro, Nancy Andrighi e Og Fernandes, que também rejeitaram envolvimento.
O relatório da PF ressalta que não há indícios de participação direta dos ministros, mas aponta a possibilidade de atuação de servidores. As sindicâncias abertas pelo STJ ainda estão em andamento. O material deve ser encaminhado nos próximos dias ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.
Além das minutas, foram encontrados no computador de Andreson documentos supostamente forjados, incluindo decisões com marca d’água do STJ e até uma falsa ordem de prisão atribuída a Og Fernandes. A suspeita é de que esses materiais eram usados para extorquir empresários e captar clientes.
As investigações começaram a partir da análise do celular de Zampieri, que revelou indícios de um esquema de venda de decisões judiciais. O caso, inicialmente tratado como parte do inquérito sobre o assassinato do advogado, acabou sendo repassado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Polícia Federal, ganhando proporções nacionais.
Em Mato Grosso, o desdobramento da operação resultou no afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante, de Vila Rica, e dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça do Estado.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/policial/pf-amplia-alcance-da-operacao-zampieri-e-encontra-novas-minutas-de-ministros-do-stj-em-investigacao-sobre-venda-de-sentencas/626389
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.