Facção criminosa assume garimpo ilegal em terra indígena de MT; PF deflagra operação conjunta
Ação ocorreu na Terra Indígena Sararé, entre Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, e mirou crimes ambientais, exploração de ouro e envolvimento de organização criminosa
A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 28 e 30 deste mês, uma operação conjunta para combater o garimpo ilegal e outros crimes graves dentro da Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, no estado de Mato Grosso.
A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron-MT). O foco foi desarticular atividades criminosas como desmatamento ilegal, comércio ilícito de ouro, porte ilegal de armas e explosivos e, principalmente, a atuação de facções criminosas que assumiram o controle de áreas garimpadas ilegalmente dentro do território indígena.
Durante a operação, os agentes realizaram a desintrusão das áreas exploradas, inutilizaram equipamentos utilizados nas atividades ilícitas — como motores estacionários, geradores de energia, túneis subterrâneos e estruturas de apoio — e apreenderam armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, mercúrio e minério de ouro.
De acordo com a PF, a presença de facções criminosas na região representa não apenas um risco ambiental, mas também uma grave ameaça à segurança pública e à integridade das comunidades indígenas da região.
As investigações continuam para identificar os responsáveis pela organização criminosa envolvida na extração ilegal de ouro em terras protegidas por lei federal.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/policial/faccao-criminosa-assume-garimpo-ilegal-em-terra-indigena-de-mt-pf-deflagra-operacao-conjunta/627879
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.