Rivais na Libertadores, Palmeiras e River Plate se assemelham fora de campo
Clubes têm iniciativas semelhantes em estratégias para programa de sócios, bets, arena e reconhecimento facial
Palmeiras e River Plate voltam a duelar nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, pela volta das quartas de final da Copa Libertadores. O Verdão joga com a vantagem do empate após vencer por 2 a 1 na Argentina.
Fora de campo, os clubes compartilham algumas estratégias que os colocam entre as referências do continente em sócios-torcedores, patrocínios e arenas.
Programas de sócios em alta
O River lidera ranking da América do Sul com cerca de 351 mil associados. O Palmeiras, com 182 mil, tem o maior programa de sócios-torcedores do Brasil. Em arrecadação, no entanto, o Verdão faturou mais: R$ 53 milhões arrecadados em 2024, contra cerca de R$ 40 milhões do adversário.
“Os programas de sócio de River e Palmeiras, apesar de serem imensos, são diferentes. Enquanto os argentinos incluem sócios patrimoniais e vitalícios na conta, os brasileiros não. Mesmo assim, o que o River consegue é fenomenal”, afirmou Henrique Guidi, diretor de negócios da Agência End to End, que gerencia o programa Avanti, do Verdão.
Para Sara Carsalade, da Somos Young — empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes de futebol — ambos são “cases de sucesso que mostram a importância do sócio como receita recorrente e ferramenta de relacionamento com o torcedor”.
Patrocínios e apostas
Para a temporada 2025, o Palmeiras trocou a Crefisa pela casa de apostas Sportingbet, em contrato de cerca de R$ 100 milhões anuais pelo patrocínio máster. O River fechou com a Betano, estimado em 6 milhões de dólares (cerca de R$ 36 milhões), sendo um dos maiores do país.
Arenas como motor financeiro
Desde 2014, o Allianz Parque tornou-se fonte essencial de renda e eventos, com jogos, shows, restaurantes e coworking. Foram R$ 40,5 milhões arrecadados pelo Palmeiras através de repasses, no ano passado. Em 2023, foi pioneiro no país ao tornar obrigatório o reconhecimento facial.
O Monumental de Núñez também se reinventou. Com aumento de 72 mil lugares para mais de 80 mil, o estádio argentino receberá ainda neste ano um sistema de reconhecimento facial.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/palmeiras/rivais-na-libertadores-palmeiras-e-river-plate-se-assemelham-fora-de-campo/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.