Como Verstappen reduziu distância para líder de 104 para 40 pontos em 4 GPs
Desempenhos ruins de Oscar Piastri e evolução da Red Bull em relação ao carro da McLaren são elementos que "inflamaram" disputa pelo título
Max Verstappen estava a 104 pontos do líder do campeonato, Oscar Piastri, após o GP da Holanda, no final de agosto. Com nove corridas faltando e uma McLaren muito forte ao longo do ano, parecia difícil que o piloto da Red Bull disputasse o título.
Mas agora, quatro etapas depois, ele tirou 64 pontos de desvantagem em relação ao australiano, inflamando a competição -- que também inclui o atual vice-líder, Lando Norris, que está a 14 pontos do topo.
Como Verstappen entrou na disputa?
1. GP da Itália, 7 de setembro
- Verstappen antes: 104 pontos para o líder
- Verstappen depois: 94 pontos para o líder
O holandês venceu a corrida em Monza, aproveitando que as McLarens não tinham tanta velocidade de reta quanto a Red Bull.
Norris ficou em 2º e Piastri em 3º, ganhando, respectivamente, sete e dez pontos a menos que Verstappen.
2. GP do Azerbaijão, 21 de setembro
- Verstappen antes: 94 pontos para o líder
- Verstappen depois: 69 pontos para o líder
O final de semana em Baku foi um show de horrores para Oscar Piastri. Ele bateu no muro durante o classificatório e saiu em nono no domingo, quando as coisas pioraram ainda mais.
O australiano queimou a largada, tirou o pé ao perceber o erro e, na demora para conseguir religar o carro, foi para o fundo do grid. Depois, na tentativa de ultrapassar Esteban Ocon, bateu de novo contra o muro, ainda na primeira volta.
Norris também teve dificuldades, depois de conseguir apenas um 7º lugar no quali, ficando preso em um "trenzinho" de DRS, atrás de Liam Lawson e Yuki Tsunoda.
Verstappen, que conseguiu a pole position, venceu a corrida sem maiores dificuldades.
3. GP de Singapura, 5 de outubro
- Verstappen antes: 69 pontos para o líder
- Verstappen depois: 63 pontos para o líder
Ao contrário das duas corridas anteriores, Singapura não foi uma corrida tão favorável para Max. Mas, ainda assim, ele conseguiu diminuir um pouco mais a desvantagem em relação a Piastri.
Em um excelente final de semana de George Russell, da Mercedes, ele conseguiu um 2º lugar, com Norris completando o pódio, depois de ter uma colisão com Piastri na curva 3, logo na primeira volta, irritando o australiano.
Oscar ainda terminou em quarto, fazendo com que Verstappen ganhasse seis pontos em relação a ponta.
4. GP dos Estados Unidos, 19 de outubro
- Verstappen antes: 63 pontos para o líder
- Verstappen depois: 40 pontos para o líder
Assim como no Azerbaijão, o final de semana do Texas também teve resultados muito diferentes para Verstappen e Piastri.
O holandês venceu tanto a sprint race -- disputa mais curta que acontece aos sábados -- quanto a corrida principal.
Enquanto isso, Piastri saiu da sprint ainda na primeira curva, depois de uma colisão que também "nocauteou" Norris, e conseguiu apenas um 5º lugar no domingo, depois de largar em 6º, sem mostrar ritmo para disputar a ponta ao longo de todo o GP.
Com isso, no sábado, Verstappen ganhou oito pontos em relação a dupla da McLaren.
Já no domingo, tirou 15 pontos em relação a Piastri e sete em relação a Norris -- que terminou em 2º, mas foi bastante segurado por Leclerc, deixando o holandês mais tranquilo.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/automobilismo/como-verstappen-reduziu-distancia-para-lider-de-104-para-40-pontos-em-4-gps/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.