Sinfra "bate o martelo" sobre obra no Portão do Inferno e garante: "Em 1 ano estará pronta"
Secretaria de Infraestrutura promete divulgar valores e abrir licitação do projeto que deve pôr fim aos riscos no trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, afirmou que o Governo de Mato Grosso deve anunciar até o fim desta semana o orçamento detalhado para construção do túnel no Portão do Inferno, trecho crítico da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
“Se tudo der certo, quinta ou sexta-feira estou com um orçamento detalhado”, declarou o secretário, ao explicar que o processo sofreu atrasos por conta de ajustes técnicos e financeiros.
A proposta inicial, que previa o retaludamento da encosta — ou seja, a contenção do morro —, acabou descartada por inviabilidade geológica. A nova solução, considerada mais segura e sustentável, prevê a escavação de um túnel sob o trecho, o que também deve preservar a paisagem e minimizar o impacto ambiental.
Marcelo explicou que a demora na elaboração do projeto se deveu à contratação de uma consultoria especializada em obras subterrâneas. “Nós recebemos o primeiro orçamento e fui falar para o governador: ‘Cara, nunca fiz túnel, não tenho ideia de como vou fazer um túnel em um material desse. Então, vou contratar uma consultoria para analisar o nosso projeto e o orçamento’”, contou.
Segundo ele, o parecer técnico foi positivo. A equipe consultora elogiou a proposta e sugeriu apenas pequenos ajustes financeiros. “O que tivemos foram alguns problemas orçamentários, mas que já estão sendo corrigidos. Queremos lançar a licitação no modelo RDCi e talvez na semana que vem já saia publicação”, adiantou.
Questionado sobre o prazo de execução, o secretário foi direto: “Em um ano”.
O Portão do Inferno, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Chapada, vem apresentando riscos constantes. Em dezembro de 2023, deslizamentos e quedas de blocos de rocha obrigaram o governo a interditar parcialmente o trecho, que desde então opera em sistema de “pare e siga” durante períodos de chuva.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/cidades/sinfra-bate-o-martelo-sobre-obra-no-portao-do-inferno-e-garante-em-1-ano-estara-pronta/130283
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.