Startup lança app para gerenciar período de reprodução bovina
Tecnologia da iRancho é direcionada principalmente a zootecnistas e veterinários
A iRancho, startup que gerencia cabeças de gado, lançou um novo aplicativo para os profissionais da área de reprodução bovina. Direcionado para zootecnistas e veterinários, o iRancho RePro reúne as funcionalidades necessárias para o gerenciamento do período de reprodução do gado.
Até 2030, a agtech pretende dominar 50% de todas as inseminações artificiais em tempo fixo (IATF) do Brasil em seu aplicativo. A técnica usa hormônios para sincronizar o ciclo reprodutivo de um grupo de fêmeas bovinas, e permite que todas sejam inseminadas em datas e horários predeterminados.
O foco do novo app é ter usabilidade no curral. A ideia é que o consultor possa registrar manejos e entregar dados reprodutivos ao cliente de forma simples. De acordo com Thiago Parente, CEO da iRancho, o serviço foi desenvolvido a partir da escuta dos próprios trabalhadores envolvidos no dia a dia da reprodução bovina.
“Eles relatavam perder tempo com o retrabalho para digitar dados em planilhas e sentiam falta de uma ferramenta capaz de fazer a integração automática das informações”, diz.
Tecnologias facilitadoras
Segundo o Conselho de Medicina Veterinária, 65% da força de trabalho ativa de veterinários e zootecnistas tem menos de 40 anos, ou seja, uma geração de profissionais que já exigem tecnologias que facilitem o trabalho.
Parente reforça que o zootecnista e o veterinário de hoje precisam ser “malabaristas” na área, e dominar genética, nutrição, manejo, finanças, novos aplicativos e também atuarem como consultores de várias fazendas.
Segundo a diretora de marketing da iRancho, Mariana Machado, mais de 60 empresas demonstraram interesse em experimentar a tecnologia. Ela ressalta que o Brasil é um mercado com alto potencial para a técnica de reprodução IATF, com mais de 18 milhões de procedimentos no ano, e uma taxa de crescimento anual de 15%.
“Enquanto a genética evolui exponencialmente, a gestão operacional não pode permanecer no século passado”.
Fonte. https://globorural.globo.com/tecnologia-e-inovacao/noticia/2025/11/startup-lanca-app-para-gerenciar-periodo-de-reproducao-bovina.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.