Área tratada com agrotóxicos aumentou 6,1% em 2025
O volume total de defensivos aplicados também cresceu 6,1% na comparação anual
A área tratada com agrotóxicos no Brasil deve encerrar o ciclo de 2025 com alta de 6,1% em relação a 2024, podendo atingir 2,6 bilhões de hectares tratados. A estimativa consta da terceira projeção da Kynetec Brasil, realizada a pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg).
O levantamento utiliza o indicador de Área Potencial Tratada (PAT), que considera o número de aplicações e de produtos utilizados por tanque. A metodologia busca refletir, além da área cultivada, a intensidade de uso das tecnologias nas lavouras.
Ao longo do ano, o mercado apresentou comportamentos distintos entre os semestres. No primeiro, a seca no Sul do país e a retração de preços da safra anterior impactaram o ritmo de aplicações.
No segundo semestre, o aumento da área cultivada, com destaque para soja e milho, e o início dos efeitos da safra 25/26 contribuíram para maior dinamismo, com plantio dentro do período preferencial e aplicações iniciais conforme o planejado. A pressão de pragas, doenças fúngicas e o manejo de resistência de plantas daninhas influenciaram os resultados.
O volume total de agrotóxicos aplicados em 2025 também deve crescer 6,1% na comparação anual. Do total, 45% correspondem a herbicidas, 23% a fungicidas, 23% a inseticidas, 1% a tratamentos de sementes e 7% a outros produtos, como adjuvantes e reguladores de crescimento.
Por cultura, a soja concentra 55% da área tratada, seguida por milho (18%) e algodão (8%). Pastagens respondem por 5%, cana por 4%, trigo e feijão por 2% cada, arroz, hortifruti e café por 1% cada, além de outras culturas, com 2%.
No recorte regional, Mato Grosso e Rondônia concentram 32% da área tratada. A região que reúne Bahia, Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará soma 18%, enquanto São Paulo e Minas Gerais respondem por 12%. Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm 11%, Paraná 9%, Goiás e Distrito Federal 8% e Mato Grosso do Sul 8%. As demais regiões representam 2%. O fechamento oficial dos dados de 2025 ocorrerá em abril, com a consolidação da safra de soja.
Fonte. https://globorural.globo.com/insumos/noticia/2026/02/area-tratada-com-agrotoxicos-aumentou-61percent-em-2025.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.