Preços do algodão no Brasil caem para menor valor em cinco anos
Paridade de exportação chegou ao menor patamar nominal desde 2020
Os preços do algodão em pluma iniciam outubro em queda, indica levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta terça-feira (7/10), o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação de R$ 3,5493 a libra-peso, um recuo de 2,90% desde o início do mês, e o menor valor nominal desde outubro de 2020.
Segundo o Cepea, no começo desta semana, a paridade de exportação chegou ao menor patamar nominal desde a primeira quinzena de dezembro de 2020, o que resultou em pressão sobre os valores no Brasil.
Pesquisadores explicam que o cenário é de estoques globais elevados. A desvalorização do dólar – que recuou ao menor nível desde meados de 2024 – reforça a queda da paridade de exportação, e a oferta de uma colheita recorde começa a ser disponibilizada, gradualmente, com mais intensidade no mercado spot.
Parte dos vendedores tem reduzido os preços, visando fechar negócios e “fazer caixa” e/ou liquidar volumes específicos, mas a demanda segue contida, conforme levantamentos do Cepea.
Fonte. https://globorural.globo.com/agricultura/algodao/noticia/2025/10/precos-do-algodao-no-brasil-caem-para-menor-valor-em-cinco-anos.ghtml
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.