Max Russi repudia ataques contra Janaina Riva e promete ação da Assembleia Legislativa
Servidor de Rondonópolis é acusado de enviar áudios com ofensas e conotação sexual contra deputada; presidente da ALMT afirma que o caso será acompanhado de perto e que “toda mulher merece respeito”.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), manifestou repúdio, nesta sexta-feira (7), aos ataques sofridos pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), alvo de ofensas e ameaças de cunho sexual e moral feitas pelo servidor público Deliandsom Milton da Silva, de 41 anos, lotado na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
Russi classificou as agressões como “inaceitáveis” e afirmou que a Procuradoria da Assembleia irá acompanhar o caso para garantir que as medidas legais sejam tomadas.
“Estamos repudiando essa loucura, digamos assim. O cidadão usa a rede social para agredir uma deputada, mas mesmo que não fosse. Qualquer mulher merece o cuidado e tem que ser respeitada”, afirmou o presidente.
O parlamentar destacou ainda que a Casa de Leis não vai se omitir diante de casos de violência política de gênero.
“Não podemos aceitar isso. É importante que a deputada tenha interpelado o caso, porque estava viralizando. Acredito muito na Justiça, que vai tomar providências. Nós, da Assembleia, vamos acompanhar de perto para cessar esses ataques contra as mulheres”, completou.
Os ataques vieram à tona na quinta-feira (6), quando Janaina Riva registrou boletim de ocorrência contra Deliandsom Milton. O servidor é acusado de enviar áudios com ofensas e insinuações sexuais contra a parlamentar, em mensagens distribuídas via WhatsApp.
Em um dos áudios, o homem faz comentários de teor sexual sobre a deputada e incentiva a divulgação das mensagens em grupos de conversa. O conteúdo circulou rapidamente nas redes sociais e causou ampla repercussão negativa.
“Não é uma opção ficar calada”, diz Janaina
Em vídeo publicado nas redes sociais, Janaina afirmou que ficou profundamente abalada com os ataques e que decidiu tornar o caso público como forma de denunciar a violência contra mulheres que atuam na política.“Eu não tenho coragem de colocar aqui o teor dos áudios que me atacaram. Fiquei pensando se meus filhos ouvissem isso, o quanto seria doloroso para eles e para mim”, relatou.
A deputada classificou o episódio como um caso de violência política de gênero e reforçou a importância de denunciar esse tipo de comportamento.
“Decidi denunciar porque não é uma opção para nós, mulheres, ficarmos caladas diante desse tipo de agressão”, disse Janaina.
Caso sob investigação
O servidor acusado pode responder por crimes contra a honra e importunação ofensiva à dignidade da mulher. A Polícia Civil abriu investigação e deve requisitar perícia nos áudios e nos registros das mensagens.
“É preciso dar um basta. Nenhuma mulher pode ser atacada por exercer seu papel político”, finalizou Max Russi.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/max-russi-repudia-ataques-contra-janaina-riva-e-promete-acao-da-assembleia-legislativa/130892
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.