A Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) concedeu um habeas corpus parcial que permite ao vereador Sargento Joelson (PSB) reassumir seu cargo na Câmara de Cuiabá.
A decisão, por dois votos a um, ocorreu na última sexta-feira (26) e reverte o afastamento do parlamentar, que já durava quatro meses.
O vereador é investigado sob a suspeita de ter recebido R$ 250 mil em propina para favorecer a empresa HB20 Construções Eireli em um projeto de lei.
Segundo as investigações, a aprovação do projeto, que autorizava a renegociação de dívidas da prefeitura, facilitaria o pagamento de empresas, incluindo a envolvida nas obras do Contorno Leste.
Áudios e mensagens apreendidos apontam que o então presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), tinha conhecimento das negociações.
O julgamento seguiu o voto do desembargador relator Juvenal Pereira da Silva, que foi acompanhado pelo desembargador Lídio Modesto da Silva Filho. O único voto contrário ao retorno do vereador foi do desembargador Hélio Nishiyama.
A defesa de Sargento Joelson havia entrado com o recurso em 30 de julho, contestando a decisão da juíza do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), Edna Erdeli Coutinho, que o afastou do cargo em 29 de abril.
O recurso também pedia a revogação de medidas cautelares, como o bloqueio e o sequestro de bens. A defesa argumentou excesso de prazo no caso, já que o vereador ainda não havia sido ouvido pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
A decisão abre um precedente para o vereador Chico 2000, que foi afastado na mesma operação e permanece fora do mandato. Ele tem um recurso pendente no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com julgamento previsto para o dia 3 de setembro.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/apos-4-meses-afastado-sargento-joelson-consegue-na-justica-voltar-a-camara-de-cuiaba/128113
Foto. Reprodução
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.