A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) resolveu um impasse político e chegou a um acordo para fortalecer a luta contra o feminicídio. O consenso divide o trabalho em duas frentes: uma comissão especial e um grupo temático liderado por mulheres.
A comissão especial, que já vinha sendo discutida, ficará sob a responsabilidade do deputado Gilberto Cattani. Já o grupo temático será coordenado pela deputada Janaina Riva e contará com a participação de outras deputadas e ex-deputadas, como Sheila Klener e Edna Sampaio.
Segundo Janaina, a divisão foi essencial para garantir que as vozes femininas tivessem maior destaque no debate. A nova configuração permite que mulheres que não estão mais no mandato continuem contribuindo para o trabalho, tornando o grupo mais inclusivo e representativo.
O grande diferencial do grupo temático é que ele irá analisar o orçamento público. O objetivo é encontrar falhas na destinação de recursos para políticas de proteção às mulheres e, assim, propor mudanças para corrigir as distorções.
"Nós vamos ouvir as famílias de vítimas de feminicídio com o objetivo de fazer modificações no orçamento", afirmou a deputada.
A parlamentar ressaltou que, para corrigir as falhas na proteção às mulheres, é fundamental garantir que haja recursos financeiros. Por isso, as ex-deputadas Sheila Klener e Edna Sampaio já estão trabalhando na identificação de onde o poder público foi negligente, para que o orçamento seja melhor direcionado no próximo ano.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/politica/almt-cria-duas-frentes-contra-o-feminicidio-uma-liderada-por-cattani-e-a-outra-por-deputadas/128549
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.