Vídeo mostra advogado em luta corporal antes de ser encontrado morto em SP
Polícia Civil investiga hipótese de latrocínio; digitais de suspeito foram localizadas em poste na cena do crime
Imagens de uma câmera de segurança mostram o advogado fundador do Prerrogativas Luiz Fernando Pacheco, de 55 anos, envolvido em uma luta corporal pouco antes de ser encontrado morto em Higienópolis, região central de São Paulo.
O episódio ocorreu na esquina das ruas Itambé e Maranhão, a mesma área onde ele foi localizado sem vida, na madrugada de quarta-feira (1).
A CNN apurou que a principal linha de investigação da Polícia Civil é a de latrocínio. O boletim de ocorrência atualizado na quinta-feira (2) aponta que peritos identificaram impressões digitais de um suspeito em um poste que aparece nas imagens. Investigadores agora trabalham na identificação dos envolvidos e devem ouvir novas testemunhas nos próximos dias.
As gravações analisadas pela polícia mostram que Pacheco caminhava sozinho, aparentemente embriagado e cantando, quando foi abordado por um homem e uma mulher. O suspeito tenta mexer em seu bolso, mas o advogado reage e é agredido com socos, cotoveladas e, em seguida, um golpe que o derruba no chão. Ele bate a cabeça com força e, após a queda, os agressores fogem levando seus pertences.
Uma testemunha que passava de carro presenciou a cena e chamou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A ambulância, no entanto, levou mais de 40 minutos para chegar. Não ficou claro se Pacheco morreu ainda no local ou no hospital.
No fim da noite de terça-feira (30), antes da agressão, o advogado havia deixado um bar e seguiu a pé em direção à sua casa. Em mensagens a amigos, chegou a brincar dizendo que teria ingerido metanol, mas pessoas próximas afirmaram à CNN que se tratava de uma piada. A polícia descarta, até o momento, intoxicação como causa da morte, embora aguarde laudo do IML (Instituto Médico-Legal) para confirmar.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o caso é investigado por meio de inquérito policial pelo 4° DP (Consolação). "A investigação apura a dinâmica da ocorrência e o possível caso de latrocínio. Diligências estão em andamento, inclusive com a análise de imagens para o total esclarecimento dos fatos", completa.
Quem era Luiz Fernando Pacheco
Luiz Fernando Pacheco era fundador do Grupo Prerrogativas e atuava há mais de 30 anos como advogado. Ficou conhecido nacionalmente por defender o ex-presidente do PT, José Genoino, no caso do mensalão.
Conselheiro da OAB/SP em dois mandatos, presidia a Comissão de Direitos e Prerrogativas desde 2022 e também integrava o Conselho Federal da OAB. Além disso, foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e atuava no Conselho Nacional Antidrogas da Presidência da República.
O coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, lamentou a perda e afirmou que a morte precisa ser investigada a fundo:
“O Grupo Prerrogativas está de luto. Perdemos um dos mais brilhantes, mais generosos e combativos advogados do país. Mais um latrocínio, ao que parece. As circunstâncias desta morte violenta e inaceitável devem ser rigorosamente apuradas.”
A Polícia Civil segue analisando as imagens e colhendo provas para identificar os autores do crime. Luiz Fernando Pacheco será velado a partir das 10h30 desta sexta-feira (3) em São Paulo.
Fonte. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/video-mostra-advogado-em-luta-corporal-antes-de-ser-encontrado-morto-em-sp/
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.