Polícia Civil prende secretário de saúde de Curvelândia por transporte de 52 quilos de cocaína
Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira após investigação da Denarc, que identificou drogas em veículo oficial da saúde
Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou a "Operação Infirmus" que resultou em um mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra um servidor público do município de Curvelândia (MT). O investigado, que ocupa o cargo de secretário de saúde e também é vereador, é suspeito de usar um veículo oficial do município para transportar mais de 52 quilos de cocaína com destino a Cuiabá.
A Justiça expediu uma prisão preventiva e duas buscas, na residência e no gabinete do investigado, com aval do Ministério Público, após investigação da Denarc.
Micro-ônibus da saúde carregado com drogas
O caso começou em 18 de agosto, quando policiais da Denarc abordaram um micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Curvelândia no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. Denúncias anônimas informaram que o veículo, utilizado para transportar pacientes para tratamento médico em Cuiabá, estava carregado com drogas escondidas no bagageiro.
Durante a vistoria, os agentes apreenderam 52 quilos de cocaína acondicionados em caixas de supermercado. O motorista e os passageiros foram encaminhados à Central de Flagrantes, prestaram depoimento e foram liberados. A substância apreendida teve sua identificação confirmada por laudo toxicológico posterior.
Investigações
Com o avanço das investigações, a Denarc apurou que o vereador contatou o motorista na véspera e momentos antes da viagem, ordenando a troca do veículo usado no transporte dos pacientes. Testemunhas também afirmaram que ele esteve na Unidade Básica de Saúde na noite do embarque.
Tentativa de destruir provas
Denúncias anônimas também indicaram que o investigado teria apagado imagens do sistema de videomonitoramento da Unidade Básica de Saúde, onde o veículo ficou estacionado. A Delegacia de Mirassol D’Oeste apreendeu o equipamento DVR e o encaminhou à Politec. A perícia preliminar confirmou que imagens de algumas câmeras foram suprimidas.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ronaldo Binoti Filho, os elementos apurados confirmaram o envolvimento do servidor público municipal no esquema de tráfico de drogas. "Este caso demonstra como criminosos podem se infiltrar em instituições públicas para usar serviços essenciais, como o transporte de pacientes, para atividades ilícitas. Nossa investigação foi minuciosa para garantir que todos os responsáveis sejam identificados e punidos", afirmou o delegado.
A investigação continua em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema que utilizava o transporte público de saúde para o tráfico de drogas.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/policial/policia-civil-prende-secretario-de-saude-de-curvelandia-por-transporte-de-52-quilos-de-cocaina/626579
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.