Dados recentes mostram aumento na produtividade e uma queda de quase 12% nos processos pendentes. A meta do Judiciário mato-grossense é conquistar o Selo Diamante do Prêmio de Qualidade do CNJ 2025.
O Poder Judiciário de Mato Grosso está em uma fase de grande avanço, com resultados positivos que o colocam como um forte candidato para o Prêmio de Qualidade 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os números foram apresentados em uma reunião estratégica e mostram que a Justiça no estado está mais ágil e eficiente.
Para se ter uma ideia do progresso, a quantidade de processos pendentes — aqueles que ainda não foram julgados — diminuiu quase 12% no último ano. Isso significa que mais de 98 mil processos foram resolvidos.
Além disso, a produtividade aumentou: O Tribunal de Justiça (TJMT) resolveu mais casos do que os que entraram no sistema.
A espera diminuiu: A "taxa de congestionamento", que mede a quantidade de processos parados, teve uma queda contínua, tanto nas primeiras instâncias quanto nos tribunais superiores. Em alguns casos, essa taxa chegou a cair de 32,9% para 18,8%.
De acordo com o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, esses resultados são fruto de uma gestão estratégica sólida. Ele destacou que o prêmio do CNJ, mais do que um reconhecimento, simboliza a maturidade da gestão e o alinhamento do Tribunal com os padrões nacionais de eficiência e transparência.
O coordenador de Planejamento da instituição, Afonso Maciel, comparou o trabalho de planejamento a um "raio-x" do sistema, que permite identificar os pontos fortes e aqueles que precisam de mais atenção.
Os bons resultados do Judiciário de Mato Grosso são visíveis também em outras áreas. Recentemente, o tribunal foi premiado pela sua transparência e contratou novos servidores para reforçar as equipes, o que contribuiu para a melhora dos serviços.
Fonte. https://www.unicanews.com.br/judiciario/menos-processos-parados-tjmt-reduz-congestionamento-e-avanca-para-premio-nacional/128741
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.