Escavações do BRT são retomadas na Prainha após liberação do Iphan
Obras estavam paralisadas por falta de arqueólogo; previsão é concluir o trecho até janeiro de 2026
As obras do BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá foram retomadas na manhã de quinta-feira (11) no trecho da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intervenção havia sido paralisada na última segunda-feira (8) por determinação do órgão, devido à ausência de acompanhamento arqueológico obrigatório na área, que é considerada sítio arqueológico tombado.
Segundo a superintendente do Iphan em Mato Grosso, Ana Joaquina da Cruz Oliveira, a suspensão foi necessária após a troca do consórcio responsável pela obra, que ainda não havia finalizado a documentação nem contratado o arqueólogo exigido para acompanhar os trabalhos integralmente.
“Foi por causa dessa pendência que solicitamos a interrupção das atividades, mas, após reunião com a Sinfra, tudo foi resolvido, inclusive a presença do arqueólogo no local”, afirmou.
Próximo à avenida Dom Bosco. Uma retroescavadeira operava na abertura do canteiro central, com apoio de topógrafos que aguardavam liberação para realizar marcações técnicas no terreno.
A escavação, que atinge cerca de 60 cm de profundidade, faz parte da preparação para o sistema de drenagem, realizado em parceria com a concessionária Águas Cuiabá para alinhar os prazos com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em vigor.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a previsão é concluir o trecho da Prainha até janeiro de 2026. O secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento, afirma que o foco é concluir a via por onde os ônibus irão circular no início do próximo ano.
“É impossível fazer uma obra desse porte sem causar transtornos, mas estamos atuando para minimizar os impactos no trânsito com ações integradas”, explicou.
Entre as medidas adotadas estão a integração com o aplicativo Waze, para informar bloqueios parciais e totais em tempo real, além do apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e do Batalhão de Trânsito.
Além da escavação, a Sinfra já lançou novas licitações para construção das estações de embarque e desembarque, que ficarão no canteiro central, e para os terminais em áreas estratégicas como praças. Essas etapas, segundo o governo, devem gerar menos impacto no tráfego urbano.
Fonte. https://www.folhadoestado.com.br/cidades/escavacoes-do-brt-sao-retomadas-na-prainha-apos-liberacao-do-iphan/627007
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.