Nos últimos dias, a capital de Mato Grosso tem feito valer o apelido de "Cuiabrasa". Nesta quarta-feira, por exemplo, foi a cidade mais quente do Brasil com 41,4ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
Outras quatro cidades do Estado - Diamantino (2º), Rosário Oeste (3º), São José do Rio Claro (4º) e Salto do Céu (7º)- estiveram entre as mais quentes do país.
E, nesta quinta-feira, a tendência é de que a capital siga, pelo menos, entre as líderes deste ranking. A previsão, de acordo com o Inmet, é de 40º.
Além do forte calor, a umidade relativa do ar é algo que preocupa. Nesta quinta, chegará a 15%.
Por conta da baixa umidade, a Defesa Civil recomenda que, nesse período, a população evite exposição ao sol durante os horários de maior calor, como das 10h às 17h,, evite a prática de atividades físicas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados.
Também é recomendado que a população beba bastante água e consuma alimentos leves, tome banhos frios ou em locais seguros, evitando correntes fortes de água, mantenha os locais frescos e arejados, e garanta que as conexões elétricas do local sejam seguras.
É recomendado, ainda, o uso de umidificadores de ar (também podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos), e roupas leves e soltas.
Já em caso de problemas respiratórios, é recomendado que a população procure um posto médico.
Fonte. https://www.midiajur.com.br/geral/cuiaba-bate-recorde-de-calor-e-e-a-cidade-mais-quente-do-brasil/72652
Faça um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.